X

Avaliação sobre o Opencart 2.0

Published on: out 09 2014 by Daniel Assad

Demorou mais chegou! Quem ainda não conhece o novo Opencart acesse os links:

Demo – Frontend
Demo – Backend (demo / demo)

Primeiro, vamos ao recursos novos mais importantes:

Novo layout responsivo

O novo layout default do opencart 2 é totalmente responsivo e muito simples de trabalhar com ele, eliminando a necessidade de comprar templates pagos apenas para aproveitar o recurso responsivo.

VQMod > OCMod

O tão usado VQMod para construção de extensões agora é um recurso nativo, com o nome OCMod. Facilitará a vida dos usuários não programadores que poderão baixar e instalar as extensões, via painel, sem a necessidade de realizar a instalação de componentes extras ou abrir o FTP.

Novo backend

O Opencart 2 traz um painel administrativo com  visual totalmente novo.

Campos personalizados

Permite a criação de campos personalizados para o cadastro de usuário e endereços.

 

MINHA AVALIAÇÃO:

O novo Opencart demorou para sair, mas a comunidade ainda não recomenda a utilização dele em lojas com objetivo de iniciar as vendas já. Esta é a primeira versão 2.0.0.0 e nas próximas semanas certamente receberá correções de bugs dos usuários testes.

Para nós brasileiros, além do benefício de já começar com um layout responsivo, ganhamos um recurso que para mim é um dos dez mais importantes que não tinham na versão anterior. Permitir adicionar de maneira simples novos campos no cadastro vai facilitar a vida de muita gente! Faltavam campos importantes como CPF, RG, Nascimento, Complemento, Bairro, etc. Infezlimente, apesar de ganhar este recurso, outros continuaram ausente devido ao mercado brasileiro, como: preenchimento automático da rua após CEP, máscara nos campos CPF, telefones, etc.

Fiquei um pouco decepcionado quando reparei que o novo opencart, assim como o velho, simplesmente não se preocupa com os produtos fora de estoque. Ele permite adicionar no carrinho produtos sem estoque ou uma quantidade superior ao estoque e apenas usa um * na próxima etapa para informar o problema. Recebo relatos de muitos clientes que não conseguem finalizar a compra (passando pro próximo passo), pois fica preso por falta de estoque de um produto que foi adicionado com sucesso no carrinho.

A solução deste problema é simples e usado em diversas lojas. Gosto do exemplo das Americanas.com que, ao clicar no produto, aparece um aviso bem grande e humorado “Opss! Vendemos todo o estoque” e ainda permite o usuário cadastrar um e-mail de lembrete de retorno de estoque. Outro problema ainda nesta área é na página de categoria. O Opencart lista os produtos sem estoque no meio dos produtos disponíveis quando seria mais elegante e funcional apenas listar no final dos resultados.

 

Filed under: Blog e Dicas, Comércio Eletrônico, Opencart

Deixe um comentário

*

*